sábado, 4 de abril de 2020

O LIVRO DE APOCALIPSE É UM PROFECIA DO LIVRO DE URÂNTIA - PARTE 1




Sempre que nas poucas oportunidades que eu tive um contato com algum irmão ou irmã evangélica conversando sobre o livro de Urântia , uma pergunta que sempre era feita sobre o livro, era a seguinte "está na bíblia?". E resposta é obvia: "não'! E logo em seguida por ser tratar de “um outro evangelho” a contra-resposta era sempre certa e na ponta da língua: "você então é um anátema" conforme a admoestação de nosso amado apostolo Paulo:

“Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema” Gálatas 1:8

E como isso me chateava muito! Eu comecei a passar a ficar mais cauteloso quando se falava do LU. Mas depois de um certo tempo analisando mais um pouco a bíblia e buscando algum texto que poderia me confirmar o Livro de Urântia nela , eu cheguei a uma conclusão que a melhor resposta se encontrava em uma único versículo em Ap 14:6 , sobre o evangelho eterno que então "poderia” ser o que melhor se encaixava na profecia cumprida do livro de Urantia:

“E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda a nação, e tribo, e língua, e povo,” Apocalipse 14:6

E tudo que eu tinha de argumento era só essa passagem! Mas hoje em dia eu cheguei finalmente a uma nova conclusão que é muito mais reveladora do que simplesmente esse versículo de Ap 14:6, ao ler esse texto abaixo no documento 175- 2. A Segunda Vinda do Mestre que diz assim:

(1914.4) 176:2.3 ...”E, quando o Reino houver chegado à plena fruição, podeis estar seguros de que o Pai no céu não deixará de contemplar-vos com UMA REVELAÇÃO AINDA MAIOR DA VERDADE e uma demonstração mais elevada de retidão, pois Ele já outorgou a este mundo aquele que se tornou o príncipe das trevas e em seguida deu-lhe Adão, que foi seguido por Melquisedeque e, agora, nestes dias, deu-lhe o Filho do Homem. E, assim, o Pai irá continuar a manifestar Sua misericórdia e demonstrar Seu amor, até mesmo a este mundo escuro e mau”

O nosso irmão João , o evangelista revelador, foi presenteado com visões do passado , do presente e do futuro. Os quais , as visões do futuro é nada mais e nada menos do que visões futurísticas de realidades moronciais/espirituais; que todos nós mortais algum dia vamos nos confrontar depois da morte natural. João foi inspirado em ter visões de muitos acontecimentos de nosso universo local , principalmente dos mundos das mansões e de Jerusém (a capital do sistema). E as visões não foram muito além das moroncias. Ele teve um tipo de visualização “pré-livro de Urântia”, que hoje comprovamos na leitura das partes confirmadas pelos reveladores em relação ao livro de Apocalipse. Pois podemos ver que todos os destaques que os reveladores registraram no LU se tratam de coisas e seres do universo local de Nebadon e não vai muito além de informações detalhadas das que estão contidas na 5ª revelação como "O Pai Universal', "Os Universos", " A Origem de Urântia e muitos outros.

Abaixo eu busquei fazer uma analise com paratória entre o que está no Apocalipse da Bíblia em sintonia com o Livro de Urântia para explicar melhor. Mas antes eu vou fazer um breve introdução dos reveladores sobre o Livro de Apocalipse que temos hoje em dia.

Deixo aqui o link da PARTE 2 aonde eu respondo a partir desde estudo sobre um outro assunto que abordei em Apocaplipse 12:1,2 e de seu cumprimento profético que se dará no dia 23 de Setembro de 2017.


No livro de Urântia os reveladores nos dão em "destaque" algumas dicas sugestivas sobre quais foram as verdades dessa grande revelação dada em visões ao apostolo João. E eles não se preocuparam muito em dar as informações do conteúdo que foi perdido com o tempo , e sim somente as poucas informações verdadeiras que constam nos registros . E uma dessas informações introdutórias sobre o Apocalipse é o dos textos mais importantes que se segue abaixo:

(1555.7) 139:4.14 "Quando, no exílio temporário em Patmos, João escreveu o Livro da Revelação, que vós tendes agora em uma forma abreviada e distorcida. Esse Livro da Revelação contém os fragmentos que sobreviveram de uma grande revelação, da qual grandes partes se perderam e outras partes foram retiradas, depois que João o escrevera. Apenas uma parte fragmentada e adulterada ficou preservada"

Aqui já nos diz que o que temos hoje em dia na bíblia da grande revelação de João , é um conteúdo de um forma abreviada e distorcida que foi registrada e só sobra somente fragmentos que sobreviveram.

O livro de Apocalipse é formado em um total de 22 capítulos, e essas três palavras que destaco acima , que são abreviada, distorcida e fragmentos são fundamentais para a nossa análise do livro. Vou colocar essas palavras abaixo e seus significados de acordo com o dicionário DICIO no google:

1- Abreviada: Encurtado, resumido.

2- Distorcida: Que foi alvo de distorção; que foi deformado; que se pode deturpar.

3- Fragmento: Pedaço de um objeto que foi partido, desfeito; pedaço. O que resta de uma obra antiga. Parte extraída de um livro, de um discurso, manuscrito; excerto. Seção menor que faz parte de um todo; fração.

Em cima dessas três palavras chaves , podemos começar a concluir então que não sobrou tanta coisa assim ! E na verdade de acordo com as outras dicas do que os reveladores ao longo do livro nos confirma como verdade, somente o que sobrou nos registros fragmentado do Apocalipse foram o que eles relataram. Eu concluo que se juntar os 22 capítulos do Apocalipse e retirasse somente o que é verdadeiro, sobraria pouca coisa, talvez formasse um total de uns 3 ou 4 capítulos máximo do original.

Outra informação muito importante que consta no LU era a prática de se enxertar outros escritos de fontes diferentes como se fossem verdadeiras nos originais. E acabavam sendo aceitas com o tempo de uma geração para outra, como por exemplo, esse outro texto cito abaixo:

(1915.5) 176:2.8 ...“Conseqüentemente, como os registros foram deixados em branco, no que dizia respeito à grande parte do que havia sido dito naquela noite de terça-feira, muitas tradições surgiram; e, logo no alvorecer do segundo século, um apocalipse judeu sobre o Messias, escrito por um homem chamado Selta, que era ligado à corte do imperador Calígula, foi integrado ao evangelho de Mateus e, subseqüentemente, acrescentado (em parte) aos registros de Marcos e Lucas. Foi desses escritos de Selta que a parábola das dez virgens apareceu. Nenhuma parte do registro dos evangelhos jamais sofreu erros, na sua construção, geradores de tanta confusão como o do ensinamento dessa noite. Mas o apóstolo João nunca se deixou confundir desse modo”

Como podemos ver, naquela época era muito mais fácil perder um novo ensinamento ou um nova doutrina sem as vantagens da arte impressa:
(1022.2) 93:7.4" Vós, que hoje desfrutais das vantagens da arte da imprensa, não sabeis quão difícil foi perpetuar a verdade durante esses tempos primitivos; tão fácil era perder de vista uma nova doutrina, de uma geração para outra. Havia sempre uma tendência de que a nova doutrina fosse absorvida no corpo mais antigo de ensinamentos religiosos e práticas de magia. Uma nova revelação é sempre contaminada pelas crenças evolucionárias mais antigas"

Hoje em dia, além da arte impressa, temos muitas outras vantagens tecnológicas de obter informações em tempo real. E bem mais avançadas e rápidas para conseguir respostas que sanam as nossas dúvidas, ex: mídia, jornais, revistas, televisão, rádio, internet, celulares, zap zap rsrs etc...

E voltando aos textos que os reveladores consideram como verdadeiros, temos os seguintes textos que eu separei abaixo para fazer as comparações, começando do inicio de apocalipse 22:9 registrado na bíblia
"E disse-me: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus.

Apocalipse 22:9

LIVRO DE URANTIA - confirmado

419.5) 38:2.5 Vós fazeis bem em amá-los, mas não deveis adorá-los; os anjos não são objeto de culto. O grande serafim, Loyalátia, quando o vosso profeta “caiu no chão em adoração diante dos pés desse anjo”, disse: “Cuidado, não faças isso; sou um companheiro, um servo junto contigo e as tuas raças, e estamos todos juntos na adoração a Deus”.

BIBLIA – Versículo

“E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos; Mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus” Apocalipse 12:7,8

LIVRO DE URÂNTIA _ Versículo confirmado

(606.2) 53:5.6 “Houve guerra nos céus; o comandante de Michael e os seus anjos lutaram contra o dragão (Lúcifer, Satã e os príncipes apóstatas); e o dragão e os seus anjos rebeldes lutaram, mas não prevaleceram.”

Explicação do versículo confirmado:

Essa 'guerra nos céus” não foi uma batalha física, como um conflito dessa ordem poderia ser concebido em Urântia. Nos primeiros dias da luta, Lúcifer permaneceu continuamente no anfiteatro planetário. Gabriel conduziu uma interminável exposição dos sofismas rebeldes, da sua sede-central estabelecida nas cercanias. As várias personalidades presentes à esfera, e que estavam em dúvida quanto à própria atitude, iam e voltavam em meio a essas discussões, até que chegaram a uma decisão final.

(606.3) 53:5.7 Mas essa guerra nos céus foi muito terrível e muito real. Ainda que não haja havido uma demonstração das barbáries tão características da guerra física dos mundos imaturos, esse conflito foi ainda mais mortal; a vida material fica em perigo no combate material, mas a guerra nos céus foi travada pondo em risco a vida eterna.

BÍBLIA – Versículo

"E ao redor do trono havia vinte e quatro tronos; e vi assentados sobre os tronos vinte e quatro anciãos vestidos de vestes brancas; e tinham sobre suas cabeças coroas de ouro" Apocalipse 4:4

LIVRO DE URÂNTIA – Versículo confirmado

“E, ao redor do trono, havia vinte e quatro assentos e, nos assentos, eu vi vinte e quatro Anciães assentados, vestidos de togas brancas”.

Explicação do Versículo confirmado

O trono, ao centro desse grupo, é o assento do juízo do arcanjo que preside ao trono da lista de chamada da ressurreição, em misericórdia e em justiça, para todo o Satânia. Esse juízo tem acontecido sempre em Jerusém, mas os vinte e quatro assentos à sua volta foram colocados em posição, há não mais do que mil e novecentos anos, logo depois que Cristo Michael foi elevado à soberania plena de Nébadon. Esses quatro-e-vinte conselheiros são os seus agentes pessoais em Jerusém, e têm autoridade para representar o Filho Mestre em todas as questões que concernem às listas de chamadas de Satânia e em muitas outras fases do esquema da ascensão mortal nos mundos isolados do sistema. São os agentes designados para executar as solicitações especiais de Gabriel e os mandados pouco habituais de Michael.

(513.5) 45:4.2 Esses vinte e quatro conselheiros foram recrutados das oito raças de Urântia, e os últimos desse grupo foram congregados na época da lista de chamada da ressurreição feita por Michael, mil e novecentos anos atrás.

BIBLIA – Versículo

"E vi um como mar de vidro misturado com fogo; e também os que saíram vitoriosos da besta, e da sua imagem, e do seu sinal, e do número do seu nome, que estavam junto ao mar de vidro, e tinham as harpas de Deus" Apocalipse 15:2

LIVRO DE URÃNTIA – Versículo confirmado

“E eu vi, como se fora um mar de vidro misturado ao fogo; e, de pé, aqueles que haviam alcançado a vitória sobre a besta que originalmente estava neles e, sobre a imagem que perdurava até os mundos das mansões e, finalmente, sobre os últimos traços e marcas, no mar de vidro, com as Harpas de Deus, e cantando a canção da libertação do medo mortal e da morte”.

Explicação do versículo confirmado

(A comunicação espacial perfeita deve estar em todos esses mundos; e, estando em qualquer lugar, a vossa recepção dessas comunicações é tornada possível se portais convosco a “Harpa de Deus”, um dispositivo moroncial que compensa a incapacidade de ajustar diretamente o mecanismo sensorial imaturo da morôncia para a recepção de comunicações espaciais.)

BÍBLIA – Versículo

“E do trono saíam relâmpagos, e trovões, e vozes; e diante do trono ardiam sete lâmpadas de fogo, as quais são os sete espíritos de Deus” Apocalipse 4:5

LIVRO DE URÂNTIA – Versículo confirmado

(378.6) 34:4.12 Mas foi sobre Sálvington que João escreveu: “E do trono saíram relâmpagos, trovões e vozes” — as teledifusões do universo para os sistemas locais.

(378.5) 34:4.11 Esses são os “sete espíritos de Deus” que, “como lâmpadas queimando diante do trono”, o profeta enxergou nos símbolos de uma visão. Mas ele não viu os assentos dos quatro e mais vinte sentinelas em volta desses sete espíritos ajudantes da mente. Tal registro representa a confusão de duas apresentações; uma pertinente à sede-central do universo, e a outra, à capital do sistema. Os assentos dos quatro e mais vinte Anciães estão em Jerusém, sede-central do vosso sistema local de mundos habitados.

Explicação do versículo confirmado

(378.6) 34:4.12 Ele também visualizou as criaturas de controle direcional do universo local, as bússolas vivas do mundo-sede. Esse controle direcional, em Nébadon, é mantido pelas quatro criaturas de controle em Sálvington, as quais operam sobre as correntes do universo e são competentemente assistidas pelo espírito ajudante da mente, o ajudante da intuição, aquele que primeiro atua e funciona, o espírito da “compreensão rápida”. Mas a descrição dessas quatro criaturas — chamadas de bestas — tem sido tristemente mal interpretada, pois são de beleza sem paralelo e de forma pura.

BIBLIA – Versículo

E havia diante do trono um como mar de vidro, semelhante ao cristal. E no meio do trono, e ao redor do trono, quatro animais cheios de olhos, por diante e por detrás.
E o primeiro animal era semelhante a um leão, e o segundo animal semelhante a um bezerro, e tinha o terceiro animal o rosto como de homem, e o quarto animal era semelhante a uma águia voando.
E os quatro animais tinham, cada um de per si, seis asas, e ao redor, e por dentro, estavam cheios de olhos; e não descansam nem de dia nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo, é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, que era, e que é, e que há de vir.
E, quando os animais davam glória, e honra, e ações de graças ao que estava assentado sobre o trono, ao que vive para todo o sempre,
Apocalipse 4:6-9

LIVRO DE URÂNTIA – Versículos confirmados

Esse controle direcional, em Nébadon, é mantido pelas quatro criaturas de controle em Sálvington, as quais operam sobre as correntes do universo e são competentemente assistidas pelo espírito ajudante da mente, o ajudante da intuição, aquele que primeiro atua e funciona, o espírito da “compreensão rápida”. Mas a descrição dessas quatro criaturas — chamadas de bestas — tem sido tristemente mal interpretada, pois são de beleza sem paralelo e de forma pura.

(378.7) 34:4.13 Os quatro pontos da bússola são universais e inerentes à vida de Nébadon. Todas as criaturas vivas possuem unidades corpóreas que são sensíveis e reagem a essas correntes direcionais. Essas criações de criaturas são duplicadas no sentido descendente no universo até os planetas individuais e, em conjunção com as forças magnéticas dos mundos, elas ativam as hostes de corpos microscópicos no organismo animal, de modo que as células de direção sempre apontam para o norte e para o sul. Assim, para sempre, fica o sentido da orientação fixado nos seres vivos no universo. A humanidade não está totalmente desprovida da posse consciente desse sentido. Esses corpúsculos foram observados inicialmente, em Urântia, por volta da época desta narrativa.

BIBLIA – Versículo

“E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. Apocalipse 21:2

LIVRO DE URÂNTIA – Versículo confirmado

“Eu vi um novo céu e uma nova Terra, e a nova Jerusalém, vinda de Deus, saída dos céus, preparada como uma princesa adornada para o príncipe”.



Explicação do versículo confirmado

(599.6) 52:7.10 Os Filhos Instrutores da Trindade podem retornar muitas vezes ao mesmo mundo. Porém, mais cedo ou mais tarde, ao terminar uma das suas missões, o Príncipe Planetário é elevado à posição de Soberano Planetário, e o Soberano do Sistema surge para proclamar a entrada daquele mundo na era de luz e vida.

(599.7) 52:7.11 Foi sobre a conclusão da missão terminal dos Filhos Instrutores (ao menos esta seria a cronologia, em um mundo normal) que João escreveu: “Eu vi um novo céu e uma nova Terra, e a nova Jerusalém, vinda de Deus, saída dos céus, preparada como uma princesa adornada para o príncipe”.

(600.1) 52:7.12 E a mesma Terra renovada, o estágio planetário avançado, é o que o velho profeta visualizou quando escreveu: “‘Pois, como os novos céus e a nova Terra, que eu criarei, permanecerão diante de mim, assim também sobrevivereis vós e os vossos filhos; e acontecerá que, de uma nova lua para a outra, e de um sabat a outro sabat, toda a carne virá a adorar-me’, disse o Senhor”.

"Toda honra e glória seja dada ao nosso Salvador e Soberano Jesus Michael e ao nosso Pai Universal que nos ilumina todos os dias com a sua maravilhosa Luz e Vida eternamente"

Nenhum comentário:

Postar um comentário